FAQ | PERGUNTAS FREQUENTES


O Núcleo Luz funciona igual a uma unidade das Fábricas de Cultura?
Não. O Núcleo Luz é um projeto voltado exclusivamente ao aprofundamento na linguagem da dança. Ele integra o Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerenciado pela POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Diferentemente dos prédios das Fábricas, a sede do Núcleo Luz não é um espaço aberto ao público com programação cultural diversificada, bibliotecas e estúdios de gravação. Também não possui teatro e salas de ensaio para cessão de espaço.

2. Então o que é o Núcleo Luz?
Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico gratuito de experimentação e formação específicas na linguagem da dança, localizado no bairro Bom Retiro em São Paulo.
No prédio são realizadas atividades pedagógicas diárias com os aprendizes dos cursos Ciclo I, Ciclo II e Oficina aprovados nos chamamentos e processos seletivos. As inscrições são abertas a todos os jovens que atendem aos requisitos indicados nos editais.

3. Como funciona o Núcleo Luz?
O Núcleo Luz oferece três cursos que fazem parte do seu programa pedagógico: Ciclo I, Ciclo II e Oficina.

Ciclo I é um curso de experimentação em dança para jovens de 14 a 19 anos. Os aprendizes podem permanecer por até três anos e recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$100,00, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. As aulas acontecem de segunda a sexta das 8h às 12h.

Ciclo II é um curso de formação voltado para jovens de 17 a 24 anos com alguma vivência na linguagem da dança. Tem como objetivo possibilitar que os aprendizes atuem como artistas independentes e auxiliares em processos de ensino e aprendizagem do corpo. O curso tem duração de dois anos e os jovens recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$700,00, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. As aulas são de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Os aprendizes matriculados nas turmas do Ciclo I e do Ciclo II vivenciam aulas de dança, atividades teórico-reflexivas e participam de processos criativos e espetáculos.

Oficina é um curso de experimentação em dança de curta duração para jovens de 14 a 22 anos que frequentam as unidades das Fábricas de Cultura e/ou já se inscreveram em processos seletivos do Núcleo Luz e não foram aprovados. As aulas acontecem duas vezes por semana durante dois meses e os aprendizes recebem auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

4. Como eu faço para ser aprendiz do Núcleo Luz?
Para participar do Núcleo Luz o primeiro passo é se inscrever no curso escolhido. As inscrições são online e gratuitas.
Cada curso possui seus próprios requisitos de participação que são informados nos editais de abertura de inscrição. Os únicos requisitos comuns aos três cursos são que os candidatos tenham renda familiar de até 1 salário mínimo por pessoa e sejam moradores da região metropolitana de São Paulo.
O Ciclo I abre inscrições anualmente para jovens de 14 a 19 anos e o Ciclo II a cada dois anos para jovens de 17 a 24 anos com alguma vivência na linguagem da dança. Os processos seletivos dos Ciclos I e II possuem a etapa de inscrições online e a etapa de testes presenciais na sede do Núcleo Luz.
Já o chamamento para a Oficina acontece a cada semestre para jovens de 14 a 22 anos que frequentam as unidades das Fábricas de Cultura e/ou já se inscreveram em processos seletivos do Núcleo Luz e não foram aprovados. Neste caso, não há processo de seleção nem testes presenciais, mas sim um sorteio online. Participam do sorteio todos os candidatos que atendem aos requisitos indicados no edital.
Os informes sobre cada abertura de inscrição são divulgados com antecedência aqui no site e na página do Facebook: /projetonucleoluz

5. Quantas vagas têm os cursos do Núcleo Luz?
O Ciclo II e a Oficina são cursos com começo, meio e fim. Portanto, a cada abertura de inscrição uma nova turma se inicia com todas as vagas disponíveis. No Ciclo II são 30 vagas e na Oficina são 40 vagas.

6. Por quanto tempo posso ser aprendiz do Núcleo Luz?
O tempo máximo de permanência no Ciclo I é de três anos.

Já o Ciclo II e a Oficina são cursos com começo, meio e fim. Cada turma do Ciclo II dura dois anos e da Oficina dura dois meses.

7. No Núcleo Luz só tem aulas de dança?
Não. Cada curso possui um conteúdo programático específico que engloba aulas de corpo, atividades teórico-reflexivas e processos criativos em interface com outras linguagens artísticas.

8. Se eu for aprovado, posso fazer somente as aulas que eu mais gosto?
Não. Todos os aprendizes devem participar de todas as aulas de sua turma.

9. O prédio do Núcleo Luz é aberto ao público?
Não. O prédio do Núcleo Luz tem a entrada controlada pois é frequentado somente pelos aprendizes matriculados, professores e equipe.

10. O Núcleo Luz recebe propostas de projetos culturais e espetáculos ou empresta suas salas para ensaios?
Não. Todas as salas do Núcleo Luz são voltadas exclusivamente para as atividades pedagógicas que acontecem diariamente com os aprendizes matriculados. O prédio não possui teatro e salas cênicas e o projeto não oferece cessão de espaço para atividades de terceiros.

11. Como faço para entrar em contato com o Núcleo Luz?
Você pode conversar conosco pelo e-mail ou telefone:
nucleoluz@fabricasdecultura.org.br e (11) 3222-8111 / 8151

Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.