q
PERGUNTAS FREQUENTES

AS FÁBRICAS DE CULTURA DAS ZONAS SUL E NORTE ESTÃO RETOMANDO ALGUMAS ATIVIDADES NO FORMATO PRESENCIAL NOS MESES DE JUNHO E JULHO 2021

Estamos retomando, de forma gradual e segura, algumas atividades das Fábrica de Cultura. Serão seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Plano São Paulo (medidas de higiene, distanciamento e uso obrigatório de máscaras) e a volta será feita com pequenos grupos, em dias e horários pontuais.

Caso você tenha alguma dúvida, confira as informações logo abaixo:

QUAIS AS ATIVIDADES DAS FÁBRICAS DE CULTURA ESTÃO RETORNADO DE FORMA PRESENCIAL? COMO SE DARÁ ESSE RETORNO?

Retornarão as atividades de formação, Ateliês de Criação e Trilhas de Produção, as Bibliotecas, a cessão de espaço para grupos artísticos e algumas atividades do Núcleo Luz. O retorno contemplará pequenos grupos, em dias e horários pontuais e o agendamento será feito pelos educadores, diretamente com os jovens ou responsáveis.

TODOS OS ATELIÊS DE CRIAÇÃO E TRILHAS DE PRODUÇÃO RETORNAM EM JUNHO?

Não. Apenas algumas atividades voltam presencialmente, de forma reduzida e cautelosa, para a adequação gradual ao futuro retorno das atividades presenciais em maior escala quando as condições sanitárias forem favoráveis.

COMO SABEREI SE A ATIVIDADE EM QUE ESTOU MATRICULADO RETORNARÁ DE FORMA PRESENCIAL AGORA?

Os alunos matriculados nas atividades que estão retornando serão comunicados pelo educador (a), que também dará as orientações sobre os protocolos de segurança estabelecidos para a realização das atividades (higienização constante, manutenção de distanciamento e uso de máscaras).

O RETORNO SERÁ FEITO DE FORMA SEGURA? QUAIS SÃO AS MEDIDAS QUE ESTÃO SENDO TOMADAS PARA DIMINUIR OS RISCOS DE CONTÁGIO?

Os Ateliês e Trilhas que estão retornando foram selecionados seguindo critérios específicos que colaboram para diminuir o risco de contágio no exercício prático dos aprendizes matriculados. As faixas etárias das atividades que retornarão em junho estão concentradas em turmas de adolescentes e jovens adultos, onde existe um maior controle de distanciamento. As poucas atividades com público infantil que retornam em junho contarão com monitores disponíveis para auxílio do educador. Importante ressaltar que as equipes de funcionários foram treinadas e organizadas em turnos distintos para atender aos aprendizes em todos os procedimentos e cuidados necessários para esta ação.

Também serão seguidos todos os critérios de segurança estabelecido pelo Plano São Paulo que prevê:

• Higienização de materiais, equipamentos e instrumentos musicais antes e depois do uso;
• Apenas instrumentos de cordas e de percussão serão disponibilizados sendo vedado, por hora, o uso de instrumentos de sopro
• O uso de máscara será obrigatório durante todo o período em que o aprendiz (a) permanecer na unidade.
• Disponibilização de álcool em gel nos banheiros e áreas comuns;
• Atividades serão realizadas apenas em áreas abertas, ou suficientemente arejadas, respeitando o distanciamento de 1,5m entre as pessoas;
• Número de pessoas: até 10 pessoas em salas ou 15 pessoas em áreas abertas em alternância de dias da semana para diminuir a circulação no ambiente ao mesmo tempo. As turmas maiores serão divididas em dois grupos que se alternarão entre aulas presenciais e online para que toda a turma tenha as duas experiências. Ex: 3ª feira grupo A e 5ª feira grupo B ou 4ª feira grupo A e 6ª feira grupo B;
• A circulação de pessoas será direcionada somente para algumas áreas restritas dentro da Fábrica com rota definida para minimizar a circulação;
• Atividades serão programadas para acontecer em locais e horários diversos nos períodos de manhã, tarde e noite, para evitar o encontro simultâneo de grupos num mesmo ambiente, de forma que os participantes e os ministrantes das atividades possam evitar se deslocar em horários de pico no transporte público; 
• Tempo de permanência de cada aprendiz na Fábrica será de até 2 horas;
• Os educadores estão orientados para higienização cuidadosa e específica de materiais, equipamentos e instrumentos musicais; 
• A distribuição do lanche aos aprendizes será realizada de forma organizada minimizando a formação de aglomeração.
• Para entrar na Fábrica será obrigatório, para todas as pessoas: a medição de temperatura, a higienização das mãos e o uso de máscara.

O QUE SERÁ FEITO, CASO ALGUM EDUCADOR, APRENDIZ OU FAMILIAR APRESENTE SINTOMAS DE COVID DURANTE O PERIODO QUE ESTIVER FAZENDO AULAS PRESENCIAIS?

É importante que caso você apresente algum sintoma ou conviva com pessoas que apresentaram sintomas, comunique IMEDIATAMENTE a Fábrica.

• Se educador ou auxiliar apresentar sintoma:
• Educador, auxiliar e turma são afastados e todos os aprendizes serão comunicados, devendo permanecer em isolamento.; 
• Se teste for negativo, 72 horas depois todos podem voltar (sem necessidade de testes)
• Se "testar" positivo: afastamento de todos por 14 dias, inclusive dos outros colaboradores da Fábrica que tiveram contato direto com o funcionário "positivado"; alerta aos demais colaboradores da Fábrica.
Se aprendiz "testar" positivo: a turma, educador e auxiliares, bem como os outros colaboradores da Unidade que tiveram contato direto deverão ser afastados por 14 dias; alerta aos demais colaboradores.
• Se familiar "testar" positivo: somente o correspondente educador, auxiliar ou aprendiz deverá ser afastado, e a turma alertada.

COMO SERÁ O RETORNO DAS ATIVIDADES DO NÚCLEO LUZ?

Apenas os aprendizes do ciclo II terão atividades presenciais. Serão divididos em pequenos grupos e com horários escalonados para cada sala e deverão seguir todos os protocolos de segurança. Durante os encontros, farão estudos e práticas coreográficas, e também atividades externas e gravações. 

COMO SERÁ O RETORNO DAS BIBLIOTECAS?

• As Bibliotecas das Fábricas das Fábricas de Cultura Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Diadema abrirão a partir do dia 08 de junho das 10 às 16h, de terça a sexta-feira, com funcionários atendendo em escala de revezamento a fim de reduzir a circulação.

• As Bibliotecas de Capão Redondo e São Luiz abrirão a partir da 2ª quinzena de junho. A Biblioteca da Fábrica Jaçanã abrirá no dia 01 de julho

• Serão disponibilizados apenas 50% dos equipamentos para utilização dos computadores, mantendo-se distanciamento e as medidas de higiene.

• Não serão realizados eventos de programação cultural nas Bibliotecas. A programação cultural continuará em formato on-line.

• Serão retomados os empréstimos de livros e a devolução de exemplares do acervo que estão emprestados.

• Permanecem suspensas as consultas/manuseio presenciais ao acervo da biblioteca

COMO SERÁ O RETORNO DAS CESSÕES DE ESPAÇO?

Em todas as Fábricas será permitido receber aproximadamente de três a quatro pequenos grupos mediante agendamento de horário não conflitante com as atividades dos Ateliês de Criação e das Trilhas de Produção que irão retornar em formato presencial.

Todas as atividades serão em espaço aberto, com limite de até dez participantes por grupo.

QUAL O CRITÉRIO NA ESCOLHA DOS GRUPOS PARA CESSÃO DE ESPAÇO?

Os grupos para cessão de espaço serão definidos seguindo o critério da quantidade de integrantes e faixa etária. Somente grupos com menos de dez integrantes e idade acima de 18 anos estão sendo convocados por telefone pelas Unidades.

NO MEU GRUPO TODOS TEM MAIS DE 18 ANOS E O GRUPO TEM MENOS DE 10 INTEGRANTES, PORQUE NÃO FUI CHAMADO?

O retorno será gradativo para garantir a segurança de todos. Inicialmente, serão cinco atendimentos mensais e à medida que o cenário pandêmico melhorar, faremos uma nova avaliação deste critério.

QUERO GRAVAR MINHA PROGRAMAÇÃO CULTURAL NA UNIDADE. POSSO AGENDAR?

Para garantir a segurança de todos, por enquanto, nenhum agendamento será permitido. Os grupos de “cessões de espaço” estão sendo convocados conforme as orientações acima.

QUANDO PODEREI AGENDAR MINHA GRAVAÇÃO?

Por enquanto não temos previsão. Seguimos as orientações do Plano São Paulo do Governo do Estado e avaliamos a situação diariamente. Caso tenhamos mudança no cenário pandêmico, iremos comunicar os grupos por meio do site, redes sociais e contato telefônico.

MEU GRUPO FOI CONVOCADO PARA CESSÃO DE ESPAÇO NO MÊS PASSADO E ESSE MÊS, NÃO. O QUE ACONTECEU?

Para garantir que a maior parte dos grupos utilizem os espaços, faremos um rodizio na convocação. Assim, todos aqueles que se encaixarem nos critérios estabelecidos, serão beneficiados.

SE EU LEVAR MEUS PRÓPRIOS EQUIPAMENTOS E HIGIENIZAR POR CONTA PRÓPRIA, POSSO SOMENTE USAR O ESPAÇO?

Não. As unidades seguirão um rigoroso processo para controlar o número de pessoas e evitar aglomeração. Garantindo assim, a segurança de todos.

TODAS AS SALAS ESTÃO DISPONIVEIS PARA ENSAIO?

No momento poderão ser utilizadas somente as áreas abertas.

A CIRCULAÇÃO NOS ESPAÇOS DA FÁBRICA SERÁ PERMITIDA?

Para garantir a segurança de todos, não será permitida a circulação pelo edifício. Depois da checagem de temperatura na entrada da Fábrica, você deverá ir diretamente ao espaço indicado pelos nossos funcionários. Usando sempre a máscara e garantindo o distanciamento de 1,5m do colega (a).

COMO SABER QUAIS ATIVIDADES ESTÃO ACONTECENDO NO ESPAÇO?

Todas as informações serão publicadas em nosso site e também em nossas redes sociais.

 
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.
Desenvolvimento de Sites

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR