CONHEÇA O NÚCLEO LUZ

O Núcleo Luz faz parte do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerenciado pela POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico gratuito que tem como instrumento de transformação social a linguagem da dança. É uma oportunidade para jovens de baixa renda moradores da região metropolitana de São Paulo vivenciarem aulas de corpo, atividades teórico-reflexivas e processos criativos em interface com outras linguagens artísticas.

O projeto oferece três cursos que fazem parte do seu programa pedagógico:

CICLO I
Curso de experimentação em dança para jovens de 14 a 19 anos. Os aprendizes podem permanecer por até três anos e recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$100,00, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. As aulas acontecem de segunda a sexta das 8h às 12h.

CICLO II
Curso de formação voltado para jovens de 17 a 24 anos com alguma vivência na linguagem da dança. Tem como objetivo possibilitar que os aprendizes atuem como artistas independentes e auxiliares em processos de ensino e aprendizagem do corpo. O curso tem duração de dois anos e os jovens recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$700,00, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. As aulas são de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Os aprendizes matriculados nas turmas do Ciclo I e do Ciclo II participam de mostras experimentais, ensaios coreográficos e espetáculos que são apresentados gratuitamente em teatros e espaços de cultura.

Oficina
Curso de experimentação em dança de curta duração para jovens de 14 a 22 anos que frequentam as unidades das Fábricas de Cultura e/ou já se inscreveram em processos seletivos do Núcleo Luz e não foram aprovados. As aulas acontecem duas vezes por semana durante dois meses e os aprendizes recebem auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Para participar do Núcleo Luz é necessário atender aos requisitos indicados nos editais de abertura e realizar a inscrição online. As inscrições para os chamamentos e processos seletivos são anunciadas aqui no site.

Faça parte do Núcleo Luz!
Todos os Direitos Reservados a FÁBRICAS DE CULTURA.